E ai blz? Estamos quase no final da “Série de 17 dias” que tem o intuito de ajuda-lo a identificar se você está fazendo marketing de conteúdo, quem não viu está em nosso primeiro assunto, que resumidamente é ficar esperando que alguém chegue até nós e nos contrate para tocar, surja do nada um empresário e diga que vai nos lançar, que o público simplesmente curta todas as nossas redes sociais, ouça nossas músicas no spotify, detalhe sem a gente fazer o trabalho que é necessário que é um conteúdo que nosso público goste.
Pois bem essa introdução é para falar de nosso próximo assunto, que julgo ser o mais importante, se, por acaso você quiser realmente evoluir na carreira, estou falando do público, não vou me aprofundar com a parte técnica nessa série, mas na clareza de nossas atitudes para atingir nosso tão sonhado pseudo sucesso.
Mas antes os avisos de praxe.
PS.
Para você que caiu de paraquedas, deixe-me explicar, essa é uma série de 17 dias, é sobre o marketing de esperança, foi explicado no conteúdo do dia 1º dia. É uma sequencia de 17 dias de conteúdo focado em melhorar o desempenho da sua carreira, independente do momento que está atualmente.
Bom sou o Ricardo Coelho, idealizador do startup Palco Musical, cuja missão é ampliar o turismo através da cultura musical, e para tal é feito através de informação e capacitação de forma pratica e acessível a todos.
E quero dizer logo que, tudo que for dito ou explicado duvide de mim, mas faça isso testando na pratica para ver se funciona ou não, estamos combinados?
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Vamos ao tema PORQUE É IMPORTANTE CONHECER SEU PÚBLICO?
Uma opinião minha é que se tocamos primeiro é para nós mesmos, afinal temos que fazer algo que gostamos, após isso precisaram encontrar os semelhantes, ou, pessoas que gostem do tipo de música que nos propomos a tocar.
Esse assunto tem muitas vertentes nas quais eu não vou falar agora, até mesmo para focarmos na importância do público certo, para consumir nossos produtos seja show, merchandising, entre outras tantas receitas proveniente de nosso trabalho artístico.
Você deve estar se perguntando Ricardo vai ficar enrolando ou vai falar logo? Eu te digo vou direto ao ponto.
Pois bem o público é importante por vários fatores que vou descrever a seguir, são eles:
– Vou começar por esse, Patrocínio.
Se você tiver fazendo um trabalho no qual esteja atraindo público fiel, esse é um dos pontos que os patrocinadores mais ficam de olho, pois os patrocinadores investem em marketing para atrair público, e se ele enxergar que seu público é bom para a marca dele você passa a cair no radar desse patrocinador, e digo que é uma mão de duas vias, por que você também pode procurar por patrocinadores que tenham um produto que atinja uma audiência semelhante a sua, então passa a se tornar um lindo casamento.
– Campanhas pagas em redes sociais
Sabe quando mesmo você pagando chega gente a sua página, mas não ouvem sua música, não compram seus merchandisings, e muito menos vai a seus shows, um motivo pode ser, e acredito que seja, é o público certo. Olha só, sabendo quem é seu público, você pode fazer campanhas mais direcionadas, quero dizer, com alto poder de alcance, e com menos grana e mais resultados.
– Repertório
Pois bem repertório é a bola da vez, sabendo quem é seu público você passa a conhecer suas músicas favoritas, e com essa poderosa informação em mãos, você começa a inclui-las em seu repertório, uma grande oportunidade, principalmente se você tem música autoral, pois entre um cover e outro você coloca sua música e a pessoa vai conhecendo e se identificando, eu já tive uma banda que nós fazíamos isso, e olha que funcionava viu.
– Conteúdo
Além das citações acima, essa parte é muito bem vista, principalmente pelos mecanismos de busca como Google, Redes sociais, streamings, blogs, e por ai vai. Quero dizer que se fizer isso focado em seu público, eles passarão um tempo maior em seus posts, stories, feeds, e essas redes sociais e mecanismos de buscas, passam a enxergar você como não somente um anunciante, mas uma pessoa que entrega algo útil e de valor, isso é uma pratica chamada no marketing Digital de SEO(Search Engine Optimization) – Otimização para mecanismos de busca, estou traduzindo, é uma das praticas mais relevantes, tem outras mas não vem ao caso agora, e mais um detalhe é que, se você passar a ter uma audiência, que é como se chama quando você tem um público recorrente, que acontece um fenômeno chamado público orgânico, que é o público que te segue sem você precisar investir em publicidade, mas não se enganem, é sempre bom dosar um pouco de dinheiro em publicidade paga, para estar sempre renovando seu público, afinal público nunca é demais.
– Item bônus Parcerias
Sabe aquelas parcerias com famosos, dependendo de seu público você acaba chegando aos ouvidos deles, e quem sabe está ai a tão sonhada oportunidade, e nesse momento você vai querer estar preparado não vai?
Bom acho que já deu para ter uma noção, da importância do público, não deu?
Nesse assunto de hoje, tinha aberturas para aprofundar o assunto, mas ai teria que escrever um livro, pois gera assunto viu. Mas a ideia mesmo foi que você perceba que há real possibilidade de fazer a carreira começar a andar conforme seu sonho, mas para isso precisa arregaçar as mangas e ir para cima.
Encerrando como sempre com os últimos avisos abaixo.
Agradeço por ter chegado até aqui, acredito que você está comprometido em atingir novos patamares em sua vida e carreira, valeu e até nosso próximo encontro.
Vou deixar um link abaixo para o grupo secreto do telegrama, para você ficar sabendo em primeira mão quando o próximo conteúdo estiver disponível.
E deixo à pergunta, até quando você vai ficar fazendo marketing de esperança?